sábado, 19 de setembro de 2009

A prática pedagógica de Jesus pode iluminar nossos trabalhos educacionais hoje?






A pedagogia de Jesus tem por característica a “prática” – ou práxis – em relevo ao discurso e à fala. Ele não apenas recomenda a prática de seus ensinos como também põe em prática, à vista de todos, a sua graça e sua misericórdia por meio das curas ou defesa dos oprimidos, para que lhes seja devolvida a dignidade e a esperança. O resultado é a exigência de uma religiosidade frutuosa, regada de misericórdia, amor e valorização do ser humano.



Tal pedagogia se manifesta em um ambiente familiar, caseiro, “formado nas coisas da vida, no tempo em que era um simples artesão”, a partir de experiências reais que se manifestam em um contexto de necessidade libertadora.



Ao delinear tal quadro, a prática pedagógica de Jesus se mostra como o melhor exemplo para inspirar uma prática pedagógica da educação secular, porque nos conclama a viver o amor e a tolerância, pois viver como Jesus viveu é compreender e aceitar a cultura do outro para viver o evangelho livre de preconceitos e fundamentado na igualdade entre os homens. Daí dizer que Jesus nos mostra como viver a vida humana plena.



Em Cristo encontramos os fundamentos que as atuais teorias pedagógicas aspiram, pois sua prática pedagógica se estrutura na justiça e na verdade, bases sólidas de valores reais.


André Luiz Gomes Schröder 



Um comentário:

  1. Parabéns pela posição quanto a Prática Pedagógica de Jesus. Permita-me argumentar também:
    A pedagogia de Jesus ultrapassa os limites dos métodos pedagógicos humanos. Sem desconsiderar esta ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo, temos na metodologia do Mestre dos mestres uma incrível manifestação de como alcançar o outro sem a aplicação da manipulação ou indução do processo educativo.
    Não somento os traballhos educacionais poderiam atingir maiores conceitos, mas toda política educacional e pedagógica daria um salto muito grande se analisassem, acatassem e investissem no estudo da prática pedagógica de Jesus. Ele sabia como ninguem tocar o cerne do conhecimento humano, abrindo o leque do entendimento e o libertando do carcere do des-conhecimento – o principal fator de aprisionamento geral do ser.
    A prática pedagógica do Professor por excelência, Jesus, traz a verdadeira liberdade do pensamento, pois a aquisição do conhecimento provoca a libertação e o desprendimento dos conceitos e preconceitos que a tendenciosa mente humana cria ao longo do viver. Por isso, faço minha as palavra do acadêmico de teologia, André Luiz Gomes Schröder, que diz: “Em Cristo encontramos os fundamentos que as atuais teorias pedagógicas aspiram, pois sua prática pedagógica se estrutura na justiça e na verdade, bases sólidas de valores reais”.
    Rachid Ezen Mahmoud

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